domingo, 20 de junho de 2010











JUSTIFICATIVA DO CURSO FILOSOFIA E PSICANÁLISE


Ao implantar a sua Rede de EAD e oferecer cursos a distância, a UFES assumiu a iniciativa nesse setor no Estado do Espírito Santo, ao mesmo tempo em que se inseriu no rol das Instituições de Ensino Superior do país, como uma dentre as mais avançadas em EAD. Com base em vários aspectos da interação e da cooperação importantes para a educação, em geral não contemplados pelas ferramentas convencionais de comunicação, a Rede de EAD da UFES – ne@ad - trabalha com um ambiente na Internet, moodle, para apoiar diferentes cursos. Esse ambiente é dotado de ferramentas de apoio ao trabalho cooperativo e de ferramentas inteligentes para apoio à recuperação e filtragem de informação. Assim, Técnicas de Recuperação de Informação e Inteligência Artificial e Metodologias de Trabalho Cooperativo contribuem para agilizar o processo de interação, para individualizar o atendimento ao estudante, intensificar a cooperação e facilitar o acesso à informação através da integração via ferramentas conceituais. O curso de pós-graduação (lato sensu) em filosofia e psicanálise surge com o propósito de oferecer aos professores do ensino médio, estudantes universitários e pesquisadores capixabas um estudo mais especializado de temas e obras filosóficas. Este motivo visa, por um lado, exercitar e fomentar a pesquisa docente do departamento de Filosofia da UFES e, por outro, suprir a demanda por curso de filosofia no Espírito Santo que, além de possibilitar a capacitação ao ensino e à pesquisa, instigue professores e alunos ao questionamento crítico de nossa realidade. O título “Filosofia e Psicanálise”, nome de uma linha de pesquisa de nosso Departamento, se justifica porque, na medida em que o diálogo dos discursos constitui uma propriedade da filosofia, as fronteiras da filosofia, ao contrário de delimitarem áreas epistemológicas distintas e estrangeiras, constituem um dos seus temas fundamentais. Além disso, um curso acerca das fronteiras da filosofia pretende promover um estudo que, congregando diferentes perspectivas de investigação, possa compor um conhecimento interdisciplinar do que é questionado.
A própria aproximação entre filosofia e psicanálise mostra a dificuldade de compatibilizar vocabulário e problemas entre a filosofia e a psicanálise. Na sua concepção, o projeto visa exatamente explorar na metodologia a aproximação entre essas duas áreas e identificar temas comuns que venha a ter relevância filosófica entre dois vocabulários distintos e sua possível compatibilidade. Aliás, por diversas ocasiões, e inclusive nos encontros da ANPOF, várias abordagens têm sido propostas na tentativa de consolidar e mostrar a relevância da aproximação entre filosofia e psicanálise, o que pode ser visto igualmente como um esforço evidente de compatibilizar a pesquisa nessas duas áreas. Vale mencionar aqui a criação do GT de Filosofia e Psicanálise no último encontro da ANPOF (2004), assim como o 1o Congresso Internacional de 5
Filosofia da Psicanálise, organizado pelo GT em novembro de 2005, na PUC-SP; o segundo organizado na UFSCar em outubro de 2007. Como justificativa deste curso, devemos ressaltar também mais dois aspectos relevantes. O primeiro consiste no momento de reestruturação de nosso Departamento que, com um novo currículo voltado às necessidades do ensino, da pesquisa e da extensão e com a composição de grupos e definição de linhas de pesquisa, busca alavancar a sua produção para não só desenvolver a sua ação nesta universidade, mas também tornar-se um reconhecido centro formador de filosofia no Brasil. O segundo aspecto que gostaríamos de por fim ressaltar, como justificativa para este Curso de Especialização, é o fato de, em nosso planejamento estratégico, este corresponder a um dos momentos do projeto de implementação do mestrado em Filosofia da UFES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário