segunda-feira, 13 de setembro de 2010

- Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:


Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
“Todo mundo está "pensando" em deixar 
um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que se "pensará":
que filhos deixaremos para este planeta?"

Evolução da Educação:
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...


Leiam o relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.

Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:


1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00


5. Ensino de matemática em 2000:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
(  )SIM (  ) NÃO


6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00


7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder).
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança. 





*****
De fato, Educar é uma Ação - Educação.
Estou com a Professora, especialmente no que ela chamou a atenção sobre quando que filhos deixar para este planeta, em um poema já do ano passado, você já devem ter lido, apenas uma lembrança:
Que filhos deixarei para este planeta?
Celito Medeiros

Vamos inventar outras guerras!
Eu não quero a guerra por um Deus.
Não vou disputar sobre esta questão.

Em que guerra eu colocarei meus filhos?

Eu não quero uma guerra por domínio!
Eu não quero uma guerra por status ou poder.
Eu não vou disputar quem é mais forte ou mais rico.

Em que guerra eu colocarei meus filhos?

Eu NÃO quero a guerra, mas a Paz!
Eu NÃO quero a guerra, quero Liberdade.
Eu NÃO quero a guerra, quero educação e saúde.

Em que planeta deixarei meus filhos?

NÃO, nenhuma guerra, nenhuma disputa!
Já temos nosso planeta, temos nossa natureza.
Então falta pouco, e ser um amigo é minha certeza!

Que filhos deixarei para este Planeta?

*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário