domingo, 25 de julho de 2010

METODOLOGIA EM EAD - Professora Claudia Murta

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA



A introdução à metodologia de trabalho da Educação Aberta e a Distância deve ser antecedida de uma reflexão sobre metodologia de ensino e de aprendizagem. A proposta deste módulo é apresentar alguns modelos metodológicos de ensino e de aprendizagem para que o aluno possa perceber o contexto em que a metodologia EAD se insere.

Devemos ter sempre em mente que a Metodologia EAD está inserida em uma proposta de ensino e da aprendizagem na qual o aluno não tem a presença constante do professor para guiá-lo em sua busca pelo conhecimento. Neste módulo, apresentamos questionamentos de propostas metodológicas de ensino nas quais o professor é situado como o mestre, que vai ensinar o que o aluno deve aprender. Esse tipo de concepção gera, no estudante, uma atitude passiva diante do processo de aprendizagem; a postura que ele assume é a do não-saber, enquanto que a postura assumida pelo mestre assume é a do saber. Essa tensão entre as partes não ocorre na metodologia EAD, visto que não existe ninguém que ocupe o lugar de mestre e possa representar o papel inibidor nesse processo.

Pensar a EAD implica buscar compreender a relação entre o processo de escolarização e a reprodução de economias de poder e privilégio na sociedade mais ampla. Significa, ainda, olhar a educação na perspectiva do alcance de objetivos que deixem claras as posições político-metodológicas da proposta educativa que se quer desenvolver. Nessa ótica, a EAD deve ser compreendida como uma dimensão da educação, que pode contribuir para mudanças paradigmáticas, que superem a escola tradicional. Ressalte-se, a esse respeito, a superação de um dos paradigmas de sustentação da maioria de nossos modelos pedagógicos: o aluno como receptor de conhecimento.

Na metodologia EAD, o aluno deve ter uma postura ativa diante do processo de ensino e de aprendizagem; ninguém pode fazer isso por ele, já que não existe a figura centralizadora do mestre. A EAD faz parte de uma cultura pós-moderna, na qual o mestre centralizador do processo foi destituído de seu lugar e, em substituição a este, criou-se uma rede de ensino e aprendizagem na qual todos os atores são fundamentais para a manutenção do processo. Integram essa rede o professor elaborador de material didático, a equipe multidisciplinar, o professor formador, o tutor e o aluno. Sendo assim, quando pensamos em metodologia EAD, devemos pensar também na metodologia de aprendizagem do aluno.

O modelo de EAD adotado pela UFES é semipresencial. Nele está incluído material didático impresso, multimídia, suporte tecnológico em rede com o apoio da plataforma moodle, tutoria a distância via rede e tutoria presencial. O aluno, ao deparar com essa estrutura de ensino e de aprendizagem, pode ter dúvidas sobre a quem se reportar. Sua primeira referência é o material didático que ele receberá assim que a disciplina for liberada para ele.

No material didático, construído de forma dialógica, o aluno recebe orientações de como estudar. Com o material em mãos, a primeira ação do aluno deve ser a de organizar sua metodologia de estudo. No material didático destinado à metodologia EAD, são apresentadas algumas metodologias de ensino e aprendizagem visando à percepção da EAD, pelo aluno, como um processo diferenciado de ensino e de aprendizagem, no qual cabe a ele elaborar a própria metodologia de aprendizagem.

Isto não significa, porém, que o aluno estará sozinho nesse processo. Ele tem auxílio direto da tutoria, com quem pode partilhar suas escolhas e, sempre que precisar, buscar ajuda para o processo de aprendizagem. O modelo adotado pela UFES dispõe de um sistema variado de tutoria que envolve: tutores presenciais à disposição do aluno em encontros presenciais previamente agendados; tutoria a distância, que pode orientar o aluno por meio da plataforma moodle; e acompanhamento tutorial do professor formador, responsável pela aplicação da disciplina, que orienta tutores e alunos. O aluno não está e não deve ficar sozinho nesse processo de aprendizagem.

Para apresentar o tema da metodologia EAD, escolhemos o modelo de estudo de caso. Assim, descrevemos três casos cujas propostas metodológicas de ensino e de aprendizagem diferem. Pretendemos, com esse formato, que o aluno perceba a multiplicidade de propostas envolvidas no processo de aprendizagem, identificando aquela em que se enquadra a metodologia EAD.

- No primeiro módulo, apresentamos “Um caso na Filosofia”. Utilizamos um diálogo de Platão, o Mênon, no qual Sócrates ilustra seu método de ensino.

- No segundo módulo, descrevemos “Um caso na Psicanálise”. Partimos da metodologia de ensino proposta pelo psicanalista Jacques Lacan.

- No terceiro módulo, disponibilizamos “Um caso na educação”. Apresentamos a metodologia de ensino proposta pelo professor de literatura francesa, Joseph Jacotot, em comparação com o método Paulo Freire.

Os primeiros passos para a aproximação com o tema a ser abordado na disciplina devem ser a leitura do programa juntamente com o estudo do mapa de atividades, ambos disponibilizados na plataforma moodle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário