A educação emancipadora leva o aluno a criação do próprio conhecimento, induzindo-o a reflexão e ao raciocínio, criando nele o senso critico e o conhecimento
Na história do pensamento educacional contemporâneo, Theodor Adorno é um nome de destaque. Nosso objetivo no presente texto é expor a concepção de educação de Adorno de forma crítica, visando resgatar, simultaneamente, suas contribuições e seus limites.
“A seguir, e assumindo o risco, gostaria de apresentar minha concepção inicial de educação. Evidentemente não a assim chamada modelagem de pessoas, porque não temos o direito de modelar as pessoas a partir do seu exterior; mas também não a mera transmissão de conhecimentos, cuja característica de coisa morta já foi mais do que destacada, mas a produção de uma consciência verdadeira. Isto seria inclusive da maior importância política; sua idéia [de H. Becker – NV], se é permitido dizer assim, é uma exigência política. Isto é: uma democracia com o dever de não apenas funcionar; mas operar conforme seu conceito, demanda pessoas emancipadas. Uma democracia efetiva só pode ser imaginada enquanto uma sociedade de quem é emancipado” (Adorno, 1995, p. 141-142)
A emancipação é a formação para a autonomia, mas ela só pode ser bem sucedida se for um processo coletivo, já que na nossa sociedade a mudança individual não provoca necessariamente a mudança social mas esta é precondição daquela. A educação deve contribuir, portanto, para o processo de formação e emancipação, contribuindo para criar condições em que os indivíduos, socialmente, conquistem a autonomia.
Para Paulo Freire, uma educação emancipadora pressupõe refletir sobre a própria prática. Para isso, recorre ao método autobiográfico, afirmando que a educação precisa centrar-se na vida e que introduzir histórias de vida na escola é introduzir vida na educação.
Por fim, o que a educação em EAD apresenta é a educação emancipadora trabalhada e pesquisada por vários pensadores, que é nada mais nada menos que o criar conhecimento através de pesquisas, pensamentos, debates e reflexões.
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