sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A POSTURA DOS SOFISTAS E A RELAÇÃO COM A EAD

A POSTURA DOS SOFISTAS E A RELAÇÃO COM A EAD



RESUMO: A EAD é uma nova modalidade de Educação que vem propor novas reflexões a cerca do ensino e da aprendizagem, do novo modo de pensar a Educação, numa visão ousada e revolucionária. Ela se contrapõe com o método sofista que pensa a Educação como opressão e não como libertação.




O método sofista prega a transmissão do conhecimento, a oratória, a persuasão, a sedução e a indução da aprendizagem, havendo sempre alguém que ensina e sempre alguém que aprende. Existe um “mestre”, um “cabeça”, alguém que diz o que é certo e o que é errado, indicando os rumos.

O professor ocupa um lugar privilegiado e o aluno é um mero receptor. Sempre terá algo a explicar e sempre terá algo a aprender. O conhecimento é esgotável em si mesmo, fechado, acabado e conclusivo. 

O aluno não tem possibilidades de refletir, criar e lapidar seus conhecimentos, pois estes não são compartilhados, socializados, as tomadas de decisões são autocráticas e os saberes prontos e concluídos.

A proposta da EAD vem romper com estes paradigmas, na medida em que propõe uma nova forma de ensinar e aprender.

O aluno da EAD cria , reflete, se liberta, desabrocha, se percebe no mundo, pois nesta modalidade não existe quem ensina e quem aprende, ambos interagem e são protagonistas do teatro, num cenário de participação e ajuda mútua.

O professor ou tutor é apenas mais um neste contexto que, orienta, estimula, media, incentiva, agregando conhecimentos e articulando-os junto aos alunos. Ninguém sabe mais do que o outro, ambos são mestres e discípulos neste processo.

Na EAD o aluno aprende sozinho, utilizando sua própria inteligência aliado a vontade de aprender, ao desejo e a busca, sem ter alguém que lhe diga o que está certo e o que está errado. Ele constrói seu conhecimento a partir de outras verdades, mas tem a liberdade de desorganizar e desconstruir o que formulou, pois parte do princípio que nada é absoluto, acabado , estático. O aluno tem a possibilidade de enxergar outros universos enfrentando suas próprias contradições.

O aluno da EAD é um ser pensante, que elabora suas questões, que se permite adentrar no pensamento do outro para confrontar suas próprias idéias, pois ele é um pesquisador ativo, que busca a partir das suas necessidades e desejos, em busca da sua plenitude.

É preciso que nós, educadores, nos permitamos a ter um novo olhar para a Educação, que o novo e todas as transformações traga para nós uma re-significação da nossa prática e um repensar das nossas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário